Fonte: http://www.bbc. co.uk/portuguese /reporterbbc/ story/2008/ 04/080407_ birdsong_ radio_mv. shtml
Uma estação de rádio digital que transmite o canto de pássaros gravado em um jardim britânico surpreendeu seus proprietários e virou sucesso na Grã-Bretanha, segundo um artigo publicado no jornal Daily Telegraph.
Meio milhão de ouvintes já sintonizaram a estação e um número crescente de pessoas está incorporando a emissora à sua rotina matinal, despertando ao som tranqüilo dos pássaros.
Os proprietários - a companhia DigitalOne - avisam, no entanto, que o empreendimento é temporário, já que o formato não comporta intervalos comerciais, e deverá ser substituído por uma emissora comercial assim que surja uma candidata.
Nesse meio-tempo, no entanto, a companhia cedeu à pressão de ouvintes que queriam melhor qualidade de som e melhorou a gravação.
A audiência já lançou duas campanhas na internet para impedir que a emissora, chamada Birdsong, saia do ar.
A estação usa uma freqüência ocupada antes pela emissora falada OneWord, que saiu do ar no início do ano.
Ela inicia transmissões às seis da manhã e toca uma gravação de vinte minutos que é repetida continuamente até meia-noite.
Um ouvinte conseguiu identificar 12 tipos de pássaros na gravação, entre eles uma andorinha.
Outro fã da emissora disse que ela lhe traz segurança e tem um efeito relaxante.
O editor da revista especializada britânica The Radio Magazine, Paul Boon, disse ao Daily Telegraph que a popularidade da estação se deve exclusivamente ao boca-a-boca.
Boon disse que a revista tem recebido telefonemas de leitores que ligam apenas para dizer o quanto estão gostando da estação Birdsong.
Glyn Jones, diretor de operações da DigitalOne - empresa que controla a rede comercial de emissoras digitais na Grã-Bretanha - disse que a rádio Birdsong ganhou parte da audiência da antiga dona da freqüência, que era de 159 mil ouvintes por semana.
De lá pra cá, a emissora conquistou outros 340 mil ouvintes, disse Jones ao Daily Telegraph.
A gravação foi feita pelo presidente da DigitalOne, Quentin Howard, no jardim de sua casa, em 1991, para ser usada como trilha sonora em uma peça de teatro amador.
Howard disse que fica orgulhoso com o sucesso da gravação, mas explicou que a rádio não funcionaria como empreendimento comercial.
"Ela não está programada para fazer dinheiro, já que tem de funcionar ininterruptamente" , disse.
Meio milhão de ouvintes já sintonizaram a estação e um número crescente de pessoas está incorporando a emissora à sua rotina matinal, despertando ao som tranqüilo dos pássaros.
Os proprietários - a companhia DigitalOne - avisam, no entanto, que o empreendimento é temporário, já que o formato não comporta intervalos comerciais, e deverá ser substituído por uma emissora comercial assim que surja uma candidata.
Nesse meio-tempo, no entanto, a companhia cedeu à pressão de ouvintes que queriam melhor qualidade de som e melhorou a gravação.
A audiência já lançou duas campanhas na internet para impedir que a emissora, chamada Birdsong, saia do ar.
A estação usa uma freqüência ocupada antes pela emissora falada OneWord, que saiu do ar no início do ano.
Ela inicia transmissões às seis da manhã e toca uma gravação de vinte minutos que é repetida continuamente até meia-noite.
Um ouvinte conseguiu identificar 12 tipos de pássaros na gravação, entre eles uma andorinha.
Outro fã da emissora disse que ela lhe traz segurança e tem um efeito relaxante.
O editor da revista especializada britânica The Radio Magazine, Paul Boon, disse ao Daily Telegraph que a popularidade da estação se deve exclusivamente ao boca-a-boca.
Boon disse que a revista tem recebido telefonemas de leitores que ligam apenas para dizer o quanto estão gostando da estação Birdsong.
Glyn Jones, diretor de operações da DigitalOne - empresa que controla a rede comercial de emissoras digitais na Grã-Bretanha - disse que a rádio Birdsong ganhou parte da audiência da antiga dona da freqüência, que era de 159 mil ouvintes por semana.
De lá pra cá, a emissora conquistou outros 340 mil ouvintes, disse Jones ao Daily Telegraph.
A gravação foi feita pelo presidente da DigitalOne, Quentin Howard, no jardim de sua casa, em 1991, para ser usada como trilha sonora em uma peça de teatro amador.
Howard disse que fica orgulhoso com o sucesso da gravação, mas explicou que a rádio não funcionaria como empreendimento comercial.
"Ela não está programada para fazer dinheiro, já que tem de funcionar ininterruptamente" , disse.