O código Q

Marcadores:

Créditos da matéria: José Francisco Lobo

Código Q
Utilizado internacionalmente, o código Q foi organizado para facilitar as comunicações em código Morse, ou seja, através da rádio-telegrafia, entre estações móveis e fixas (terrestres). Trata-se de um código simples, composto de três letras, sendo a primeira a letra Q, abrangendo as mais diversas situações desde a própria operação das estações, a navegação, as emergências e operações de busca e salvamento.
A série QAA até QNZ foi prevista para uso aeronáutico, a série QOA até QQZ ficou para uso do serviço marítimo e de QRA a QUZ é utilizado nas comunicações em geral.
Alguns códigos transcenderam sua utilização em rádio-telegrafia e foram largamente empregados em mensagens de voz, alguns até como gíria. Os radioamadores ainda hoje empregam muitos desses códigos em seus "QSO". Também, na aviação ainda utilizamos muitos desses códigos, ligados às mensagens de posição e de meteorologia, em mensagens faladas.
O Ministério das Comunicações reconhece oficialmente, através da Lei n.º 4.117, de 27 de agosto de 1962, que instituiu o Código Brasileiro de Telecomunicações os códigos e seus significados constantes da relação seguinte.
As abreviaturas do código Q podem ser usadas tanto no sentido afirmativo, como no negativo; serão interpretadas no sentido afirmativo quando imediatamente seguidas da abreviatura YES e no negativo quando seguidas de NO.
Os significados atribuídos às abreviaturas do código Q podem ser ampliados ou completados pela adição de outros grupos apropriados, indicativos de chamada, nomes de lugares, algarismos, números, etc.
É opcional o preenchimento dos campos em branco, mostrados em parênteses. Qualquer dado que seja colocado onde aparecem os espaços em branco, deve ser transmitido na mesma ordem como mostrado no testo das tabelas que se seguem.
As abreviaturas do código Q terão forma de perguntas quando seguidas por um ponto de interrogação. Quando uma abreviatura é usada como pergunta e é seguida por informação complementar ou adicional, o sinal de interrogação será empregado após esta informação.
Abreviaturas do código Q com alternativas numeradas devem ser seguidas pelo algarismo apropriado para indicar a exata significação pretendida. Este algarismo deve ser transmitido imediatamente após a abreviatura.
Todas as horas devem ser transmitidas, na coordenada universal do tempo (UTC), a menos que outra alternativa seja indicada na pergunta ou resposta.
ABREVIATURAS UTILIZADAS EM TODOS OS SERVIÇOS:
NOME: QRA
ROTA: QRD
POSIÇÃO: QRB, QTH, QTN
QUALIDADE DOS SINAIS: QRI, QRK
INTENSIDADE DOS SINAIS: QRO, QSP, QSA, QSB
MANIPULAÇÃO: QRQ, QRR, QRS, QSD
INTERFERÊNCIA: QRM, QRN
AJUSTE DE FREQÜÊNCIA: QRG, QRH, QTS
ESCOLHA DE FREQÜÊNCIA E/OU CLASSE DE EMISSÃO: QSN, QSS, QSU, QSV, QSW, QSX
MUDANÇA DE FREQÜÊNCIA: QSY
ESTABELECENDO COMUNICAÇÃO: QRL, QRV, QRX, QRY, QRZ, QSC, QSR, QTQ, QUE
HORÁRIO: QTR, QTU
CONTAS: QRC, QSJ
TRÂNSITO: QRW, QSO, QSP, QSQ, QUA, QUC
TROCA DE COMUNICAÇÕES: QRJ, QRU, QSG, QSI, QSK, QSL, QSM, QSZ, QTA, QTB, QTC, QTV, QTX
MOVIMENTAÇÃO: QRE, QRF, QRH, QTI, QTJ, QKT, QTL, QTM, QTN, QTO, QTP, QUG, QUJ, QUN
METEOROLOGIA: QUB, QUH, QUK, QUL
RADIOLOCALIZAÇÃO: QTE, QTF, QTG
SUSPENSÃO DE TRABALHO: QRT, QUM
URGÊNCIA: QUD, QUG
PERIGO: QUF, QUM
BUSCA E RESGATE: QSE, QSF, QTD, QTW, QTY, QUZ, QUI, QUN, QUO, QUP, QUQ, QUR, QUS, QUT, QUU, QUW, QUY
IDENTIFICAÇÃO: QTT