Voz e Ouvido Humanos

Créditos da matéria: Como Pegar Ondas de Rádio
Autor:José Francisco Lôbo


As comunicações através de ondas eletromagnéticas transportam vários tipos de informações, entre as quais, e talvez a mais importante, a fonia ou a modulação da voz.
O som é uma onda mecânica na faixa de freqüências que vai de 20 Hz a 20.000 Hz. Abaixo e acima dessa faixa estão os infra-sons e os ultra-sons, respectivamente. O ouvido de uma pessoa adulta tem suas dimensões físicas de modo que uma freqüência em torno de 3.400 Hz tem a melhor recepção.
A sensibilidade para ouvir varia de pessoa para pessoa, mas de um modo geral, o ouvido tem uma resposta melhor para os sons de freqüências entre 1.000 Hz e 3.400 Hz. As pessoas mais velhas têm sua sensibilidade diminuída para freqüências mais altas, ou seja, para sons mais agudos.
A voz humana encontra-se dentro do espectro de freqüências audíveis pelo homem. A mulher e a criança emitem sons mais agudos, de freqüência mais alta, enquanto o homem tem a voz mais grave, de freqüência mais baixa. Mas a voz não se constitui de uma só freqüência e sim de um conjunto de freqüências que lhe dá as características ou o timbre da voz, o qual nos permite distinguir as diferenças entre as vozes das pessoas. As principais freqüências do timbre estão na faixa de 1.000 Hz a 3.400 Hz, que também correspondem a uma melhor percepção do ouvido humano, como não poderia deixar de ser.