Rádio – A interação Comunicador-Ouvinte


Créditos da Matéria:XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Conversa ao Pé do Rádio: Um Estudo da Interação Comunicador-Ouvinte.
Analise da relação que se estabelece entre comunicador e ouvinte através do rádio.
Por ser um meio de comunicação de fácil penetração e acesso, o rádio tem exercido uma importante função social, seja como formador de opinião ou funcionando como companheiro no cotidiano de seus ouvintes, constituindo-se assim em um importante veículo promotor de relações interpessoais. Partindo dos pressupostos teóricos da Análise da Conversação e Análise do Discurso, observamos como se processa esta interação a partir de alguns elementos que marcam a oralidade da linguagem usada no rádio, especificamente dois fenômenos presentes no texto: repetições e marcadores conversacionais e outros dois elementos que compõem o discurso: dialogismo e envolvimento (a divisão em texto e discurso é meramento metodológica). Pareceu-nos que comunicador e audiência se envolvem e se integram mais participativamente na Interação Radiofônica, quando aquele direciona as suas ações para satisfazer as expectativas deste, através da abordagem de tópicos comuns à sua rotina de vida. A utilização estratégica pelo comunicador de repetições, marcadores conversacionais, alinhamentos (footing) diversificados de falantes (animador, autor e principal), bem como os elementos dialógicos e de envolvimento inerentes ao seu discurso mostram-se também como fundamentais para o sucesso dessa relação. O comunicador parece estar sempre buscando tornar a Interação Radiofônica semelhante à conversação, a fim de, com isso, consolidar definitivamente a relação com a audiência.