Dxismo

Marcadores:

Dxismo

A origem da palavra dxista ou dexista se origina das letras DX de "Distância X" ou “Distância Desconhecida”.

Poderíamos definir o dxismo como um passatempo, que consiste na escuta de estações de rádio, sejam elas de Ondas Curtas (OC), Ondas Médias (OM) ou Freqüência Modulada (FM). Porém dxismo pode ser muito mais que isso se observarmos as atividades de um dxista.

Entre elas estão:

- A escuta sistemática de emissoras em dias e horários pré-estabelecidos, com anotações da freqüência sintonizada, horário UTC e matérias vinculadas.

- Contato com as emissoras sintonizadas para envio dos reportes de recepção (QSL). Aqui cabe salientar que os informes de recepção seguem o protocolo internacional SIMPO.

- Manter contato com pessoas que tenham os mesmos objetivos do dxismo, para troca de experiências e de comentários a respeito de suas escutas.

Para ser considerado um dxista é necessário que faça pelo menos os dois primeiros tópicos, tendo em vista que o segundo tópico, o contato com as emissoras praticamente é a confirmação da escuta. Porém existem dxistas que cumprindo o primeiro tópico e com livro de anotações das escutas, se sentem realizados, pois, seu objetivo é simplesmente escutar emissoras de ondas curtas (OC).

Com o afinco pela rádio escuta, o dxista passa a buscar sinais de rádio, em todo o espectro da freqüência, não importando quanto tempo seja necessário para que se faça a identificação da emissora captada. Portanto o dxista pode ser um explorador do dial do rádio, sendo uma pessoa que tem uma visão crítica do mundo, tornando-se uma pessoa curiosa e engenhosa.

O contato com as emissoras cria um vínculo emissora-dxista, pois, o dxista dá-se a conhecer ao mundo através das citações da emissora e recebe por sua escuta o cartão QSL e a emissora através dos reportes recebidos, tem conhecimento da abrangência, da qualidade de suas transmissões, além de receber parecer sobre sua programação.

Quanto ao terceiro item, é inerente do ser humano o convívio social, a busca por pessoas que tenham os mesmos interesses. De que adianta escutarmos por horas a fio a transmissão de uma longínqua emissora, fazermos a identificação e não termos a quem reportar nosso feito. Tendo em vista essa necessidade é que se criam grupos informais e clubes dxistas para difundir as atividades.

Como fazer emendas com segurança

Marcadores:

Quando precisar fazer emenda em cabos paralelos corte um dos fios de cada lado da junção com alguns centimetros mais curto um que o outro. Solde-os e cubra cada junção com fita isolante fazendo a isolação e o acabamento das duas junções. Isto vai evitar que a duas emendas entrem em curto.

Como limpar ponta do ferro de solda

Marcadores:

Para se efetuar a limpeza da ponta de um ferro de solda a frio, nada melhor do que uma borracha escolar. Remove a camada de oxidação da ponta do ferro sem provocar o desgaste excessivo ocasionado pelo uso de limas ou lixas. Isto além de prolongar a vida da ferramenta evita a necessidade de estanhá-la constantemente.