Entenda o Dxismo

Marcadores:

Fonte:Deixa-se de mencionar fontes por se tratar de matéria exaustivamente explorada na Internet e meios de comunicação.

Muito se fala sobre a atividade do Dxismo, porém, o iniciante nesta pratica necessita de alguns conceitos básicos para poder começar e ter sucesso em sua empreitada, não se frustrando logo de início.
Para tanto é bom saber que para cada freqüência a ser ouvida é necessário saber:

1- Hora do dia ou da noite mais propícia.
2 - Estação do ano (verão, inverno, outono e primavera) de melhor propagação para determinada frequencia.
3 - Atividade solar.
4- Atividade eletromagnética.

A camada da atmosfera responsável pela condução das ondas de rádio, em especial das ondas médias e curtas é a ionosfera, portanto o principal fator influente na qualidade da sintonia dessas freqüências é a atividade solar.

Geralmente durante a intensa atividade solar conseguimos sintonizar emissoras brasileiras dos mais variados estados brasileiros, mas ao cair da noite é possível a sintonia de emissoras dos mais diversos países.

A atividade eletromagnética pode ter várias fontes de origem, sendo que, a que mais se destaca é a causada pelas descargas elétricas durante as tempestades que produzem estalidos constantes no alto falante do receptor.
0utra interferência eletromagnética que causa muito transtorno a recepção de ondas curtas é a produzida por dimmers e pelas lâmpadas eletrônicas.

As emissoras que transmitem em Ondas Curtas, utilizam, diversas freqüências em bandas diferentes, para possibilitar alternativas de escuta ao maior número de regiões e durante o maior tempo possível ao longo do dia e noite.

Ondas Curtas de 16, 13 e 11 metros – Permanecem sempre abertas e são as que mais são afetadas pelos ciclos de manchas solares que ocorrem a cada 11 anos, que é determinado pela quantidade de manchas solares que ocorrem na superfície do sol. Trata-se de um processo de liberação de energia magnética que causa grandes distúrbios na ionosfera de nosso planeta, assim, causando distúrbios na propagação, com certa regularidade.

Ondas Curtas de 22 e 19 metros – Permanece quase sempre aberta, mas entre 11 e 17 horas somente estações de alta potência podem ser ouvidas. Logo pela manhã e à noite as faixas se abrem.

Ondas Curtas de 25 metros – Esta faixa é apropriada para a recepção de emissoras situadas à longa distância, normalmente sintonizamos emissoras internacionais. Quando a atividade solar está em intensa, a recepção é possível durante 24 horas. Em períodos em que a atividade solar estiver baixa, a recepção é melhor durante o dia e ao amanhecer. Esta faixa começa a se fechar aproximadamente 4 horas após o nascer do sol e se abrem logo à tarde, aproximadamente 3 horas antes do pôr do sol. Durante o dia é possível captar estações de alguns milhares de quilômetros (cerca de 5.000 Km).

Ondas Curtas de 31 metros – Na faixa de 31 metros, a recepção é semelhante à da faixa de 49 metros, porém, com maior alcance, tanto à noite como durante o dia. Durante o dia, pode-se ouvir estações distantes, de até cerca de 2.000 Km. Um fato interessante é que logo ao amanhecer, podemos sintonizar estações distantes milhares de quilômetros, em função das condições de propagação da ionosfera. Durante o inverno, as condições de propagação nesta faixa são melhores que no verão.

Ondas Curtas de 49 e 40 metros – Durante o dia é possível ouvir estações de centenas de quilômetros de distância (aproximadamente 500 Km), mas ao cair da tarde já é possível ouvir estações mais distantes. As faixas começam a se fechar aproximadamente 2 horas após o nascer do Sol.

Ondas Tropicais de 120 e 60 metros – Durante o dia é possível ouvir estações de algumas centenas de quilômetros de distância (200 a 300 Km), mas ao cair da noite começam a aparecer estações mais distantes. As faixas de Ondas Curtas nestas bandas possibilitam durante o dia recepção razoavelmente boa num raio de até cerca de 400 Km, dependendo da potência do transmissor. À noite, especialmente durante o inverno, podemos sintonizar emissoras situadas a milhares de quilômetros, devido à propagação ionosférica favorável nesta época do ano. No inverno é normal sintonizarmos emissoras da África, Europa e Ásia, e também, emissoras do Norte e Nordeste do Brasil.

Como podemos observar, na realidade é o Sol que determina o que podemos ouvir, em que freqüência, em que hora do dia ou da noite, em que estação do ano.